O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

quinta-feira, 15 de março de 2012

Pesquisa com comunidade quilombola começa por Aparecida de Goiânia


A equipe do Cecane responsável pela pesquisa “Alimentação, Saúde e Qualidade de Vida de Escolares Quilombolas de Goiás” iniciou suas atividades de coleta de dados com uma atividade realizada em Aparecida de Goiânia, junto a Associação Quilombola Urbana Jardim Cascata. Nos dias 6 e 7 de março as integrantes da equipe visitaram a Secretaria Municipal de Educação do município, escolas e algumas residências de integrantes da comunidade quilombola.


Nestes espaços as pesquisadoras entrevistaram estudantes, pais de alunos, professores, coordenadores da merenda, “merendeiras”, dentre outros integrantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O objetivo é conhecer de perto a execução do PNAE Quilombola no município, pois o projeto visa estudar e avaliar a relação existente entre os atores sociais envolvidos no programa e as comunidades, e como esta relação interfere na alimentação do escolar, e consequentemente, na saúde dos estudantes.
No dia 7 de março foi realizada uma reunião na sede da Associação Quilombola Urbana Jardim Cascata com os membros da comunidade. Nesta foram esclarecidas dúvidas a respeito do trabalho desenvolvido pelo Cecane em prol das escolas quilombolas. Além disso, foram discutidos os “caminhos” para se conseguir benefícios para as comunidades quilombolas por meio dos projetos desenvolvidos pela Conab, Companhia Nacional de Abastecimento.
Para a equipe de pesquisadoras a experiência da primeira visita a uma comunidade quilombola trouxe muito aprendizado, não só em termos da logística de pesquisa, que permitiu ser aprimorada, mas também quanto ao aspecto pessoal, uma vez que elas puderam conhecer a força de vontade e o engajamento da comunidade em busca de uma melhor qualidade de vida.
A atividade realizada na comunidade quilombola de Aparecida de Goiânia foi possível graças a participação efetiva dos integrantes da comunidade, em especial de duas pessoas que auxiliaram o trabalho dos pesquisadores: Dona Lúcia e Dona Divina.
O projeto envolve 13 municípios goianos, onde estão situadas de 12 das 22 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares.  A próxima etapa da pesquisa será realizada em Silvânia, interior de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário