O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

sexta-feira, 2 de março de 2012

Feira do produtor de Itapuranga

      A cidade de Itapuranga oferece a seus habitantes um importante espaço de acesso a produtos de qualidade e preços acessíveis: a Feira do produtor. Organizada e estruturada por produtores familiares da região a Feira do Produtor é realizada na praça principal da cidade e reúne cerca de 150 produtores familiares.
      Lá se encontra desde produtos como quitandas, bolos, a verduras, frutas e derivados do leite como queijos. Os consumidores da cidade prestigiam a feira, em poucas horas os produtos são comercializados.

      Orgânicos
      Entre os agricultores que comercializam os produtos na Feira do Produtor de Itapuranga há aqueles que produzem sob o sistema de agroecologia, que visa a preservação do equilíbrio do meio ambiente e não utilizam agrotóxicos na plantação.
       Lázara Luzia da Costa, agricultora familiar que expõe seus produtos na Feira do Produtor, é uma das pioneiras na feira. Ela conta que quando começaram eram quatro bancas, a sua já estava presente à feira.
       Em sua chácara, nos arredores de Itapuranga, onde mora há 40 anos, produz hortaliças, frutas como acerola, banana, caju, entre outras. Na Feira do Produtor Lázara comercializa hortaliças, e conta que vende tudo que traz.
       Além da comercialização a Feira é um ponto de encontro da comunidade. Para Lázara participar é rever os amigos todas as quintas-feiras, dia de realização da atividade. “Não deixo a Feira por nada, além de ter a certeza da venda dos produtos que trago, vejo meus amigos, e compartilhamos nossa vida aqui”, completa.
       A agricultora explica que decidiu migrar para o plantio de orgânicos, sem o uso de agrotóxicos, há oito anos. Antes seu marido sempre sofria com os efeitos do uso dos agrotóxicos na lavoura. Segundo Lázara após o cultivo do orgânico tudo mudou.
      A agricultora conta que conheceu o orgânico por meio da CPT, Comissão Pastoral da Terra, começou a aprender como plantar com os métodos orgânicos e não utilizou mais agrotóxicos em suas plantações. “Meu marido tinha dores de cabeça frequentes, passava mal toda vez que utilizava os agrotóxicos. Agora não temos mais este problema.”
      Ela garante a qualidade dos produtos. Qualquer pessoa pode comer dos produtos direto da horta. Lázara conta que conhece produtores que não colocam na mesa os produtos de sua própria lavoura por medo de contaminação. “Meus produtos eu sirvo para minha família, qualquer um pode comer até direto da horta. Eu garanto que não faz mal, pois é tudo sem agrotóxicos”, garante ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário