O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

segunda-feira, 12 de março de 2012

CECANE realiza reuniões em territórios da cidadania em Goiás

      Com o objetivo de apresentar e discutir o projeto “Formação de atores sociais no âmbito do PNAE em Territórios da Cidadania de Goiás”, o Cecane realizou duas atividades no interior de Goiás.
      Em Itaberaí foi realizada uma reunião, no dia 7 de março, como parte das atividades do território do Rio Vermelho. Nesta ação foram discutidos os aspectos que envolvem as relações de produção e comercialização de produtos da agricultura familiar naquela região.
      Em 27 de fevereiro, em Alvorada do Norte, no Vale do Paranã, também foi realizada uma reunião para identificar as necessidades de melhoria e buscar sanar dúvidas dos envolvidos no projeto de formação de atores sociais nos territórios da cidadania.
      O objetivo principal destas reuniões, que contam com a participação efetiva de representantes do Cecane, é identificar as dificuldades, os aspectos facilitadores, bem como promover a discussão do projeto e identificar parceiros para o fortalecimento deste nas diversas cidades que compõe os territórios da cidadania em Goiás.
      Estiveram presentes nessas reuniões secretários de educação dos municípios envolvidos, coordenadores de merendas, nutricionistas, representantes de cooperativas, associações, Emater´s, sindicatos, agricultores(as) familiares e a direção do colegiado dos territórios.
      Entre os principais apontamentos realizados nas reuniões podem-se destacar como entraves nas relações de comercialização de produtos da alimentação escolar fatores como: desorganização da produção, falta de interesse dos órgãos públicos, falta de assistência técnica, a necessidade dos selos de inspeção sanitária para a comercialização dos produtos de origem animal.
      Além disso, a falta de organizações sociais rurais estruturadas e a pouca divulgação das chamadas públicas são apontados pelos integrantes das reuniões com dificultadores do processo de comercialização dos produtos da agricultura familiar nas escolas das regiões dos territórios da cidadania.
      Contudo, não somente as dificuldades são objeto de discussão nas reuniões. As potencialidades como a agregação de valor aos produtos, a garantia de renda para o produtor familiar, bem como o mercado em potencial e a oportunidade de inserir o agricultor no processo produtivo também foram abordados.
      Bruna Bittar Martins, nutricionista do Cecane, destaca que atividades como as realizadas em Itaberaí e Alvorada do Norte possibilitam à equipe um melhor contato com as realidades locais promovida pela troca de experiências, favorecendo assim o fortalecimento do Projeto do PNAE em Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário