O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

terça-feira, 27 de março de 2012

Pesquisa Quilombola chega a Cromínia

   A equipe do Cecane/UFG Centro-Oeste dá continuidade ao trabalho da Pesquisa Quilombola. Desta vez o trabalho foi realizado na Comunidade Quilombola Nossa Senhora Aparecida, no município de Cromínia, interior de Goiás.

   Nos dias 13 e 14 de março a equipe do Cecane visitou escolas estaduais, municipais e a Secretaria de Educação do município, além de domicílios de algumas famílias da Comunidade Quilombola Nossa Senhora Aparecida. O objetivo da visita foi a aplicação da pesquisa que visa identificar as formas de execução do PNAE Quilombola nos municípios de Goiás.
  

   A equipe do CECANE-UFG/Centro-Oeste recebeu o apoio da Comunidade, principalmente das lideranças locais, durante todo o processo de aplicação da pesquisa.
   Ao final do segundo dia de trabalho foi realizada uma reunião com a comunidade, na residência de Valdivino Alves da Silva (popularmente conhecido como Valdurga), uma das lideranças locais.
   Neste encontro foi abordada a logística de execução do PNAE, bem como o valor do repasse às escolas quilombolas. Com o auxílio do representante da CONAB, Luiz Gouveia e de representantes da Cooperativa de Pontalina, pôde-se fazer um breve levantamento sobre a produção agrícola da comunidade e a possibilidade de venda para mercado institucional, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa de Alimentação Escolar (PNAE).
   Os participantes se mostraram interessados com as formas de apoio/programas existentes para a agricultura familiar. Ficou acordado que os representantes da comunidade buscarão alternativas para se organizarem enquanto agricultores familiares visando se inserir no mercado e melhorar sua qualidade de vida, tendo para isso o apoio direto da cooperativa.

   Participação
   A comunidade se mostrou satisfeita com a visita. Os resultados podem ser observados na rede social da própria comunidade (http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002651830514), na qual os comentários e fotografias ilustram a relação de parceria firmada entre a comunidade e o Cecane-UFG/Centro-Oeste. “A presença de vocês trouxe muita esperança para nossa comunidade, conviver com pessoas como vocês é uma maravilha, um grande abraço negro de toda a comunidade Nossa Senhora Aparecida, até breve e sucesso no trabalho de vocês”, é parte de um comentário publicado no Facebook da Comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário