O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Seminário promove aproximação entre gestores escolares e comunidades Quilombolas


   O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal de Goiás, Cecane UFG/Centro-Oeste, realizará durante a Agro Centro-Oeste Familiar o seminário “A produção e comercialização de alimentos em comunidades tradicionais Quilombolas”. O objetivo é proporcionar um espaço de encontro entre agricultores quilombolas e os gestores a fim de estreitar o caminho da comercialização dos produtos alimentícios da agricultura familiar produzidos pelas comunidades quilombolas para a alimentação escolar dos municípios onde estes estão localizados.
   O seminário será realizado no dia 14 de junho de 2012, das 13:30 às 17:30, no auditório do Instituto de Estudos Sócio Ambientais (IESA) da UFG, no câmpus Samambaia, em Goiânia.

   Por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar, PNAE, é realizado um projeto de pesquisa cujo objetivo é avaliar aspectos relacionados à alimentação, saúde e qualidade de vida de escolares quilombolas de instituições públicas em municípios goianos. Para isso, pretende-se conhecer todo o processo de execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em relação as particularidades do atendimento aos escolares quilombolas, envolvendo para isso, entrevistas com conselheiro de alimentação escolar, coordenador da alimentação escolar, nutricionista, estudantes, professores, diretores das escolas, manipulador de alimentos e pais de alunos.
   Esta pesquisa é pautada no conceito que a alimentação escolar deve respeitar os hábitos alimentares locais tendo por base a diversificação agrícola da região e a alimentação saudável e adequada.
   A exigência da compra de alimentos da agricultura familiar para a alimentação escolar é prevista no Art. 14 da Lei 11.947/2009 sendo uma forma de incentivar o uso de alimentos regionais nos cardápios escolares.
   Objetivando o respeito a cultura alimentar local e o incentivo aos agricultores locais, prioriza-se os assentamentos da reforma agrária, comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, cujas populações são contempladas no PNAE.
   O público alvo deste seminário são os agricultores representantes de comunidades quilombolas de Goiás, bem como gestores (secretário de educação, nutricionista, coordenadora de merenda, diretores, conselheiro de alimentação escolar) do PNAE. Este seminário é uma parceria do Cecane com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
   Na programação serão abordadas as questões sobre o PNAE, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) pela Conab Goiás. A questão da regularização dos territórios quilombolas também será debatida neste seminário.
   A questão da compra dos produtos da agricultura familiar produzida pelos quilombolas será tema de debate entre gestores e os agricultores presentes.
   Para participar basta fazer a inscrição até o dia 9 de junho de 2012 e enviar para o e-mail: quilombola.agrocentro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário