O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

terça-feira, 5 de agosto de 2014

ATENÇÃO!!!!


Prezados candidatos, 

informamos que o resultado da SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE AUXILIARES DE PESQUISA E/OU EXTENSÃO será divulgado em data ainda não definida. Aguardem informações pelo e-mail e consultando o blog do CECANE UFG. 

Atenciosamente, 

Equipe CECANE UFG

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

ATENÇÃO!!! 


Prezados parceiros, 

Lamentavelmente informamos que o CECANE UFG está com atividades suspensas por tempo indeterminado, tendo em vista que o recurso financeiro do projeto ainda não foi liberado. 

Informações sobre a seleção de estudantes serão enviadas nesta semana.  

Atenciosamente, 

Coordenação do CECANE UFG

quarta-feira, 30 de julho de 2014

RETIFICAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA PARA SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE AUXILIARES DE PESQUISA E/OU EXTENSÃO

Prezados candidatos,

A  coordenação  do  CECANE  UFG  divulga  retificações  do  TERMO  DE  REFERÊNCIA  PARA SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE AUXILIARES DE PESQUISA E/OU EXTENSÃO.

Para conferir, clique aqui.

Atenciosamente,

Equipe do CECANE UFG.

HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES DA SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE AUXILIARES DE PESQUISA E/OU EXTENSÃO

Prezados candidatos,

A coordenação do  CECANE UFG  divulga as  inscrições homologadas da  SELEÇÃO  SIMPLIFICADA  DE  AUXILIARES DE PESQUISA E/OU EXTENSÃO, assim como o horário das entrevistas a serem realizadas no dia 31 de julho de 2014, na sala de convivência da Faculdade de Nutrição da UFG (Rua 227, Qd 68, s/ nº Setor Leste Universitário).

Para conferir, clique aqui.

Atenciosamente,

Coordenação do CECANE UFG.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

sexta-feira, 6 de junho de 2014

ARTIGO 12 DA LEI Nº 11.947/2009 É ALTERADO


      Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 29 de maio, a Lei nº 12.982/2013, que altera o artigo 12 da Lei nº 11.947/2009, a qual dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica.  
    A alteração consolida a oferta de refeições adequadas para estudantes com restrições alimentares, determinando a elaboração de "cardápio especial com base  em recomendações médicas e nutricionais, avaliação nutricional e demandas nutricionais diferenciadas". 
       A Lei entra em vigor 90 dias após sua publicação no DOU. 

CECANE UFG APOIA REALIZAÇÃO DO I ENCONTRO TÉCNICO DE CONSELHEIROS DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

     Foi realizado no dia 05 de junho de 2014, no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, o I Encontro Técnico de Conselheiros de Alimentação Escolar. 
     O evento, organizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e apoiado pela equipe do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal de Goiás (CECANE UFG), contou com a participação de 175 atores sociais, dentre conselheiros de alimentação escolar, nutricionistas e gestores locais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 
     Ao longo do dia, foram discutidos os seguintes assuntos: 

   - 9h10 - O papel do controle social no PNAE (Drª Simone Disconsi de Sá Campos - Promotora de Justiça do Ministério Público de Goiás) - slides aqui

   - 9h40 - Compra da agricultura familiar no PNAE: o papel do CAE (Narayanne Antonelli Calácio - Assessora Técnica Administrativa do CECANE UFG) - slides aqui

   - 10h40 - Aspectos higiênico-sanitários na alimentação escolar (Bruna Bittar Martins - Agente do PNAE do CECANE UFG) - slides aqui

     - 11h20 - Educação alimentar e nutricional na escola (Profª Drª Estelamaris Tronco Monego - Coordenadora de Gestão do CECANE UFG) - slides aqui

     - 13h20 - O processo licitatório (Leomir Ferreira de Araújo - FNDE) - slides aqui

    - 13h50 - Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC) (Raquel - FNDE) - slides aqui

     - 15h15 - O parecer conclusivo e o Sistema de Gestão de Conselhos - SIGECON (Denise Marta - FNDE) - slides aqui

    A realização do evento possibilitou aos participantes o esclarecimento de dúvidas quanto ao papel do Conselho de Alimentação Escolar no monitoramento do PNAE, assim como discussão a cerca de aspectos operacionais do Programa, como prestação de contas e compra da agricultura familiar. 

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Atualização nas normas de segurança

NORMAS DE SEGURANÇA DO CECANE 2014


  • Antes das 8:00 e após as 18:00 a sala do CECANE deve permanecer TRANCADA.
  • O uso de crachá é OBRIGATÓRIO para todos da equipe.
  • Pessoas sem identificação devem ser encaminhadas ao GUARDA do prédio. Ninguém deve entrar em qualquer sala ou receber qualquer material ou equipamento sem que tenha a autorização da coordenação.
  • Bolsas deverão ser guardadas no armário destinado a esse materiais.
  • Se precisar se ausentar da sala CERTIFIQUE-SE de que alguém ficará na sala, para evitar que equipamentos e materiais fiquem sem a vigilância de alguém.


segunda-feira, 12 de maio de 2014

CECANE UFG PARTICIPA DA X SEMANA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM GOIÁS


A Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Goiás realizará de 27 de maio a 13 de junho de 2014 a X Semana de Alimentos Orgânicos em Goiás como parte integrante da agenda oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Com o tema “Cuidar da Terra, Alimentar a Saúde e Cultivar o Futuro”, a Semana dos Alimentos Orgânicos de 2014 visa reforçar para os consumidores urbanos os principais valores dos produtos orgânicos de forma a estimular o seu consumo. Serão realizadas várias atividades onde serão apresentadas à sociedade goiana o trabalho desenvolvido pelos produtores de orgânicos no estado de Goiás, além de esclarecer e incentivar a conscientização sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis e naturais.

A título de esclarecimento, "alimentos orgânicos são frutas, hortaliças, grãos, laticínios e carnes produzidos com respeito ao meio ambiente e sem utilizar substâncias que possam colocar em risco a saúde dos produtores e consumidores. O resultado são produtos de melhor qualidade, mais nutritivos, que certamente trarão mais saúde para sua família e todo o planeta" (Coagre/MAPA)

A equipe do CECANE UFG é parceira desta campanha, e participará da realização de duas atividades: 

DIA 27/05/14
Local: Colégio Interamérica
Horário: das 9:00h às 18:00h
>> Palestra (manhã e tarde) – “O alimento saudável e a nutrição escolar”  - Nutricionista do Cecane/UFG;
>> Oficina de culinária para crianças com produtos orgânicos (manhã e  tarde) - Shirlei Gonçalves Nunes;
>> Feira de produtos orgânicos com degustação: das 11:30h às 13:30h

DIA 03/06/14
Local: Escola Educandário Goiás 
Horário: das 11:30h às 15:00h
>> Feira de produtos orgânicos com degustação (das 11:00h às 13:30h)
>> Palestra (13:30h) – “ O Alimento saudável e a nutrição escolar”  - Nutricionista do Cecane/UFG;
>> Aula de culinária para crianças - Nutricionistas da Escola Educandário Goiás

Para conferir a programação completa, clique aqui


terça-feira, 22 de abril de 2014

Equipe do CECANE UFG participa de Agro Centro-Oeste Familiar




Nutricionistas da equipe do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal de Goiás (CECANE UFG) participarão da Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2014.

O evento será realizado entre os dias 23 e 25 de abril, e pela primeira vez, ocorrerá nas dependências do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) - Campus Morrinhos.

Dentre outras atividades, a equipe do CECANE UFG ministrará o minicurso "Alimentação saudável no contexto do Programa Nacional de Alimentação Escolar", o qual envolve conteúdos teóricos, assim como a execução da duas preparações culinárias à base de alimentos regionais, que podem ser oferecidas na alimentação escolar. O minicurso será disponibilizado para duas turmas:
                - 24/04 ( 9:30 às 12:00) - Laboratório de Agroindústria (18 vagas)
                - 24/04 (13:30 às 16:30) - Laboratório de Agroindústria (18 vagas)

Informações sobre o evento poderão ser consultadas no site: http://www.ifgoiano.edu.br/agrocentro/

Participem!!!


quinta-feira, 3 de abril de 2014




Prezado colaborador,

a coordenação do CECANE UFG informa que foram encaminhados por e-mail os certificados referente às atuação neste Centro Colaborador no período de dezembro/2012 a fevereiro/2014.

Por favor, pedimos que nos confirmem o recebimento.

Os certificados serão impressos, para quem os solicitar, somente até junho de 2014.


Atenciosamente, 


Equipe CECANE UFG

terça-feira, 1 de abril de 2014


O Centro de Excelência Contra a Fome, parceria entre Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA/ONU) e o governo brasileiro, divulgou a versão curta de seu documentário institucional. O vídeo mostra a atuação deste Centro em ações que visam segurança alimentar e nutricional, com foco na alimentação escolar e agricultura familiar. Vamos conhecer este trabalho?

quarta-feira, 26 de março de 2014

Publicação da Embrapa estimula o consumo de hortaliças

Voltado para as crianças, livros têm textos e ilustrações.
Conheça o caminho percorrido desde o plantio até o preparo em casa.


As hortaliças estão ao nosso redor, no mercado, na feira, na geladeira, no prato. Os médicos dizem que elas são boas para a saúde e os pais concordam com eles: querem que os filhos comam hortaliças no almoço e no jantar.

No mundo das crianças, as opiniões são divididas: há quem adore hortaliças e há quem ache que elas são coisa de adulto e viram as costas quando o assunto aparece.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem uma publicação onde se pode conhecer melhor as hortaliças e descobrir porque os adultos gostam tanto de falar sobre elas.


Serviço

Livro: Hortaliças Para Crianças – Volumes 1, 2 e 3
Preço: R$ 15

Clique aqui e acesso o site da livraria virtual da Embrapa
Ou escreva para: livraria@embrapa.br


domingo, 23 de março de 2014

Membros do CECANE UFG participam do “Encontro: 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional +2”

No período de 18 a 20 de março, as integrantes da equipe do CECANE UFG Lucilene Maria de Sousa (Sub coordenadora de Educação Permanente) e Simoni Urbano da Silva (Agente do PNAE), juntamente a membros do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONESAN) do estado de Goiás participaram do “Encontro: 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional +2”, realizado em Brasília, Distrito Federal.

Promovido pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), o Encontro reuniu cerca de 350 participantes, entre membros da sociedade civil, governantes e representantes de organizações internacionais. Seu objetivo foi avaliar os resultados das ações previstas no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLNSAN) 2012-2015, assim como apontar os desafios ainda existentes, a serem considerados na elaboração do próximo PLNSAN.

Durante os três dias foram discutidos as diretrizes do atual PLNSAN, assim como realizadas atividades integradoras com temas relacionados à Segurança Alimentar e Nutricional e Direito Humano à Alimentação Adequada. Como produto, foi elaborado uma Carta Política com os principais avanços na área, assim como os desafios existentes, a qual foi entregue à Ministra do Combate à Fome e Desenvolvimento Social, Tereza Campello, no sentido de reafirmar o compromisso do governo brasileiro com a causa. 



Representantes do estado de Goiás em atividade integradora sobre Publicidade Infantil de Alimentos, realizada durante o Encontro

terça-feira, 18 de março de 2014

A aquisição do leite em pó não é mais considerada restrita para a alimentação escolar



A equipe do CECANE UFG colaborou efetivamente neste processo, a partir da elaboração de um parecer sobre o produto e sua utilização.
A nota técnica, inclusive, apresenta uma série de argumentos/considerações que foram expostos no documento elaborado por nós. Veja a Nota Técnica

quarta-feira, 5 de março de 2014

O CECANE GO participou de duas reuniões realizadas em Goiânia para discussão da proposta do novo Guia Alimentar para a População Brasileira, em consulta pública até o dia 07 de maio de 2014

Publicado em 2006, o Guia Alimentar para a População Brasileira contém as primeiras diretrizes sobre alimentação saudável no país. Em processo de reconstrução, o novo Guia Alimentar, elaborado pelo Ministério da Saúde, está, atualmente, em consulta pública até o dia 07 de maio de 2014.
Com o objetivo de discutir as principais modificações observadas no documento e estabelecer propostas de melhorias para revisão do conteúdo, foram realizadas reuniões, em Goiânia (GO), com representantes do Ministério da Saúde e profissionais da área. Em duas oportunidades, o CECANE UFG esteve presente, prestando suas contribuições para o aprimoramento do instrumento.

A primeira reunião ocorreu no dia 26 de fevereiro de 2014, das 8 às 17 horas, na Superintendência de Educação, Saúde e Trabalho para o SUS (SEST/SUS), com a participação de profissionais convidados e sob organização da Coordenação de Vigilância Nutricional (CVN/GVEDNT/SUVISA/SES-GO). No dia 27 de fevereiro, a reunião, sob coordenação da Faculdade de Nutrição (FANUT), ocorreu das 8 às 12 horas e dispôs da presença de profissionais da área de Nutrição, estudantes de graduação, representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Regional de Nutricionistas, dentre outros.
As discussões possibilitaram a troca de experiências, informações e conhecimento entre os participantes, os quais foram repassados categoricamente aos representantes do Ministério da Saúde. A equipe do CECANE UFG realizará, nas próximas semanas, um consolidado com as principais informações discutidas, embasamentos teóricos e sugestões, para contribuição em consulta pública.

O CECANE UFG ressalta a importância da participação de todos na avaliação do novo Guia Alimentar. O link para acesso ao documento e à consulta pública: LINK

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Participe da Consulta Pública para reformulação do Guia Alimentar para a População Brasileira

Novo guia orienta evitar produtos industrializados prontos para o consumo. População poderá enviar sugestões até 7 de maio
O novo Guia Alimentar da População Brasileira (edição 2014) elaborado pelo Ministério da Saúde orienta os brasileiros sobre 
os cuidados com a saúde e como manter uma alimentação saudável e balanceada: a recomendação é pelo consumo de 
alimentos frescos, de procedência conhecida e utilizando como base da dieta alimentos in natura (de origem vegetal e animal),
como carnes, verduras, legumes e frutas. O manual também recomenda que as pessoas optem por refeições caseiras e 
evitem a alimentação em redes de fast food (refeições prontas).
A população poderá contribuir com a elaboração do novo guia, que encontra-se em consulta pública até o dia 7 de maio, acessando o endereço eletrônicowww.saude.gov.br/consultapublica. As contribuições serão avaliadas pelo Ministério da Saúde e poderão constar do documento final.
“O guia é uma fonte segura para orientar os brasileiros para uma alimentação saudável, com base em evidências científicas e com recomendações debatidas com diferentes especialistas e setores da sociedade”, afirma o ministro da Saúde, Arthur Chioro. “A intenção é promover a saúde da população e contribuir para a prevenção de doenças como a obesidade, diabetes e outras doenças crônicas relacionadas à alimentação”, enfatiza.
O manual foi elaborado em linguagem acessível e destina-se tanto ao cidadão como a educadores e profissionais de saúde. O documento foi formulado com o apoio do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS).
Assista a apresentação da proposta de revisão do Guia Alimentar



A consulta pública poderá ser realizada de 10/02 a 07/05/2014 neste LINK

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Realizada em Goiânia a 52ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Goiás (CONESAN-GO)

Tema segurança alimentar é recorrente em Goiás, atualmente um dos líderes na produção de alimentos. Debates são realizados rotineiramente, com o objetivo de propor caminhos e fomentar o debate. Não foi diferente quando da realização da 52ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Goiás (Conesan-GO), na sala de apoio da Secretária de Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás (Seagro). A abertura do encontro foi comandada pelo secretário-executivo do Conesan, Nirlan Arruda, tendo a participação dos conselheiros, que participaram da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional + 2 (CNSAN +2), em Brasília (DF).
No início da reunião, foi feita a leitura da Ata da reunião anterior pela servidora Walquiria Aparecida França (Cecane/Fanut), onde foi informado aos presentes que, por ocasião do encontro preparatório para a 4ª CNSAN+2, realizada em 26 de novembro de 2013, no auditório da Seagro. Foram escolhidos por unanimidade os representantes de Goiás para participarem da 4ª CNSAN+2, a ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de março próximos, na capital brasiliense.
Foram eleitos representantes do poder público Nirlan Arruda de Abreu (secretário-executivo do Conesan-GO) e Luiz Vilela Gouveia (conselheiro-titular do Conesan-GO), que representará a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Representando a sociedade civil foram eleitas Dulce Terezinha Oliveira da Cunha (presidente do Conesan-GO), Rosângela Gusmão Crocetti (presidente do Comsea municipal de Goiânia), Sueli Essado Pereira (conselheira-titular do Conesan, representando a Pontifícia Universidade Católica de Goiás/PUC-GO) e Simoni Urbano (Cecane).
Arruda fez ainda um apanhado do projeto implantação e consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) em Goiás. O valor total do projeto é de R$ 367,9 mil, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), no valor de R$ 341,2 mil e contrapartida de R$ 26,6 mil.
Na reunião foi designado por meio da Portaria 001/2013 que as representantes do Conesan no grupo de trabalho serão Sebastiana Fernandes Doutor, da Arquidiocese de Goiânia, e Dinar Pereira Duarte Furtado, do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sintego/CAE). O grupo deve propor uma legislação que possa controlar reduzindo as quantidades de sódio, açúcar e gorduras nos alimentos junto às indústrias e conscientização da importância deste trabalho. A próxima reunião está marcada para o dia 26 de março, às 14 horas, na sala de apoio da Seagro, em Goiânia.
Informações: www.seagro.go.gov.br ou (62) 3201-8905 (Comunicação Setorial Seagro)

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

RISTI – Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação

DATAS IMPORTANTES

Submissão de textos de propostas de artigos: até 2 de março 2014
Notificação aos autores: até 15 de abril 2014
Submissão dos textos definitivos para publicação: até 30 de abril 2014
Inscrição: até 30 de abril 2014
CIAIQ2014: 14 a 16 de julho de 2014

Link

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Nota Técnica nº 01/2014 – COSAN/CGPAE/DIRAE/FNDE

Restrição da oferta de doces e preparações doces na alimentação escolar.

A Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional – COSAN do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE no cumprimento da sua missão de criar mecanismos gerenciais destinados à promoção do direito humano à alimentação adequada e ao estímulo à inserção da educação alimentar e nutricional no ambiente escolar, apresenta seu entendimento quanto à restrição da oferta de doces e preparações doces na Alimentação Escolar, com base em evidências científicas.

Link do documento