O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

quarta-feira, 30 de maio de 2012


Cecane fará assessoramento técnico durante Agro Centro-Oeste Familiar
O Cecane promoverá espaços de debate que tragam as informações que possibilitem a melhor conscientização a respeito da legislação brasileira que garante a compra de no mínimo 30% dos produtos da agricultura familiar para a merenda escolar.
Durante todo evento da Agro Centro-Oeste Familiar, de 13 a 16 de junho, no espaço de eventos da UFG, Câmpus Samambaia, em Goiânia, a equipe do Cecane estará realizando assessoramento ténico e orientação individualizada para gestores das unidades de educação do Estado, agricultores familiares, integrantes dos Conselhos de Alimentação Escolar dos municípios do Estado e todos os interessados e envolvidos na questão da aplicação e gerenciamento dos recursos da merenda escolar em Goiás.


A legislação brasileira possibilita que os agricultores familiares tenham uma garantia de venda de seus produtos, além de possibilitar aos escolares o acesso a produtos de qualidade nutricional, diversificação de alimentos além de um cardápio que respeita sua cultura alimentar e possibilita que o dinheiro investido na merenda escolar fique nos municípios onde os produtos são cultivados, gerando melhores condições de vida para os agricultores familiares.
Abaixo o cronograma de atividades do Cecane durante a Feira Agro Centro-Oeste Familiar 2012.

ATIVIDADES DO CECANE OU QUE SERÃO DESENVOLVIDAS EM PARCERIA COM O CECANE
Agro Centro-Oeste Familiar – 13 a 16 de junho de 2012

Assessoria técnica sobre PNAE
De 13 a 16 de junho
Local: Espaço para comercialização.
Horário: das 8:00 às 18:00
Público: gestores da merenda escolar, nutricionistas, integrantes do CAE.
Responsáveis: equipe do Cecane.
Objetivo: o Cecane irá promover assistência técnica e de orientação a todos os gestores das escolas públicas municipais e estaduais de Goiás durante a Feira Agro Centro-Oeste Familiar.
A equipe do Cecane estará disponível para assessoramento técnico para as dúvidas a respeito da legislação do PNAE e PAA.
O trabalho será feito por meio de atendimento individualizado.

Data: 14.06
SEMINÁRIO - A produção e comercialização de alimentos em comunidades tradicionais quilombolas no estado de Goiás.
Horário: 13:30 às 17:30
Local: auditório do Instituto de Estudos Sócio Ambientais (IESA) da UFG, no câmpus Samambaia, em Goiânia.
Público: Representantes de comunidades quilombolas, da gestão municipal do PNAE, gestão estadual do PNAE (GEMES/SEDUC), Conab, Sureg Goiás e Incra .
Responsáveis: Mariana e Estela.

Data: 15.06
CURSO - Qualidade no cardápio da alimentação escolar por meio da inclusão de alimentos da agricultura familiar.
Horário: 9:00 às 12:00
Local: Auditório do IESA
Público: gestores do PNAE, nutricionistas e interessados
Data: 15.06
CURSO: Normas sanitárias e os produtos da agricultura familiar: experiências e desafios para a alimentação escolar. (atividade em parceria com a Cooperafi)
Horário: 14:00 às 17:30
Local: auditório do IESA
Responsáveis: Cooperafi em parceria com Cecane.
Públicos: agricultores e agricultoras familiares, profissionais envolvidos com os sistemas de inspeção e vigilância sanitária, secretários (as) de agricultura do estado de Goiás e secretários (as) de educação do Estado de Goiás, gestão estadual do PNAE, nutricionistas, estudantes.
Objetivo: sensibilizar os gestores municipais sobre a importância de criação e implantação de um SISTEMA DE INSPEÇÃO MUNICIPAL, atendendo assim os agricultores familiares do estado de Goiás e possibilitando a venda de alimentos processados para a alimentação escolar.

Data: 16.06
SEMINÁRIO: A nutrição e a agricultura familiar: parceria que veio para ficar
Horário: 8:00 às 12:30
Local: Auditório da Biblioteca da Universidade Federal de Goiás/ UFG (Campus II - Samambaia) - próximo ao prédio da Reitoria.
Público: Nutricionistas, gestores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), conselheiros de alimentação escolar (CAE), estudantes.
Objetivo: Promover um debate sobre a Inclusão dos produtos da agricultura familiar na alimentação escolar
Responsáveis: Alessandra Nery e Lucilene.

Data: 16.06
SEMINÁRIO – Agroindústria Familiar: garantia da qualidade dos alimentos
Horário: 14:00 às 17:00
Local: sala 4 – Espaço de eventos da UFG.
Público: agricultores familiares
Objetivo: Possibilitar a troca de experiências entre os agricultores familiares que já tem agroindústrias e aqueles que estão embusca da regularização de seus projetos.
Aproximação dos órgãos de fiscalização sanitárias com os empreendedores da agricultura familiar. Participação de representantes da Vigilância Sanitária Estadual.
Participação de diversos empreendedores rurais de Goiás que apresentarão suas experiências, dificuldades na regularização de suas agroindústrias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário