Petição pública
pede fim de anúncio da Coca-Cola
A Frente pela Regulação da Publicidade de
Alimentos, composta por diversas entidades da sociedade civil, lançou
esta semana uma petição pública na internet para pedir a remoção da
campanha publicitária Energia Positiva , veiculada pela Coca-Cola no
Brasil.
A propaganda é exibida na televisão, cinema, outdoors, pontos de venda e
plataforma online. De acordo com a Frente, esta campanha já foi proibida
por órgãos do México e do Reino Unido, por ser considerada enganosa
e trazer riscos à saúde .
De acordo com o manifesto, a campanha transmite informações erradas
aos consumidores, pois promove o consumo maior de calorias para ser gasto
com diferentes atividades físicas, e ainda não deixa claro que esse
produto contém sódio e outros aditivos químicos que podem acarretar
problemas de saúde .
A Frente entende que este tipo de publicidade contribui para agravar a
epidemia atual de sobrepeso e obesidade que a população brasileira está
sofrendo . Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizada pelo IBGE,
revela que metade da população adulta do Brasil está acima do peso ideal.
A Coca-Cola tenta associar a imagem da sua marca a pessoas saudáveis e
exercícios físicos, porém ela é responsável por introduzir no mercado
produtos com altas taxas de açúcar, e de sódio, e pouco nutritivos,
que contribuem para o aumento da obesidade, diabetes e outros problemas
de saúde. Ou seja, muitas calorias vazias e nada de energia
positiva! , destaca o manifesto da Frente pela Regulação.
Para acessar a página da Frente na Internet e assinar a petição, clique aqui.
Fonte: Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos
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Assessoria de Comunicação
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