O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

terça-feira, 5 de junho de 2012

Cursos gratuitos na programação da Agro Centro-Oeste Familiar

   Durante a feira, que será realizada entre 13 e 16 de junho na UFG, agricultores familiares, estudantes e demais interessados poderão compartilhar e aprimorar conhecimentos em cursos teóricos e práticos
   Com o objetivo de fomentar a circulação de informação entre os visitantes da Agro Centro-Oeste Familiar, a programação da feira contará com cursos teóricos e práticos, que serão realizados de 14 a 16 de junho, no período matutino. Os cursos serão ministrados por professores da UFG e também por representantes das organizações parceiras. Voltados a agricultores familiares, estudantes, profissionais e demais interessados, os cursos abrangem temas como Comércio de Orgânicos, Recuperação de Pastagens, Controle Biológico, Interpretação de Análise de Solos, Empreendedorismo Rural, entre outros (confira a lista completa logo abaixo e também no site do evento).


   Parte dessas atividades será realizada nas salas de apoio do Centro de Eventos da UFG e parte terá "aulas de campo" nas dependências das Escolas de Agronomia e Engenharia de Alimentos (EA) e de Veterinária e Zootecnia (EVZ) da UFG. Há 60 vagas para cada curso teórico. Já os práticos, como incluem traslado de ônibus, oferecem 44 vagas. Todas essas atividades serão gratuitas. As inscrições serão feitas no dia e no local do evento (sujeito a lotação das salas).
  A feira – A Agro Centro-Oeste Familiar, tradicional feira de agricultores da região, retorna à agenda da UFG em 2012. O objetivo é dar visibilidade ao segmento e provocar oportunidades para que produtores, estudantes e técnicos troquem experiências, fortaleçam seus conhecimentos e debatam as questões de interesse do setor.
   A Agro Centro-Oeste Familiar será realizada entre 13 e 16 de junho, no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, localizado no Câmpus Samambaia (câmpus 2) da UFG. A abertura acontece no dia 13, quarta-feira, a partir das 13h, com a apresentação da Orquestra dos Violeiros de Nazário.
   Parcerias – Compõem o trabalho coletivo de organização da Agro Centro-Oeste Familiar as seguintes entidades: Instituto Federal Goiano (IF Goiano); Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater); Prefeitura Municipal de Goiânia; Cooperativa de Agricultura Familiar de Itapuranga (Cooperafi); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFG (Cecane); Coletivo Magnífica Mundi da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG; Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência à Agricultura Familiar da Escola de Agronomia da UFG (Gepaaf); Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST); Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg); Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf); Comissão Pastoral da Terra (CPT); Fórum Goiano de Municípios (FGM); Fundação de Apoio à Pesquisas (Funape); Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa); e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro).

Lista dos cursos oferecidos:

Dia 14 (quinta-feira) – 8h30 às 11h30
- Comércio de Orgânicos
- Cooperativismo
- Fertirrigação
- Ovinos
- Derivados de leite
- Nativas do cerrado
- Piscicultura – tanque escavado

Dia 15 (sexta-feira) – 8h30 às 11h30
- Produção Orgânica
- Sei Administrar
- Tecnologias para assentamentos rurais
- Frango caipira
- Lavoura com plantio de árvores
- Recuperação de pastagens
- Piscicultura – tanque rede
- Qualidade de cardápios da alimentação escolar

Dia 16 (sábado) – 8h30 às 11h30
- Fruteiras do cerrado
- Empreendedorismo Rural
- Interpretação de análises de solos
- Controle biológico
- Cooperativas de empreendimentos solidários
- Produção Agroecológica Integrada e Sustentável
- Bovino leiteiro

Serviço
Evento: Agro Centro-Oeste Familiar
Local: Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal –
Câmpus Samambaia – Universidade Federal de Goiás – Goiânia/GO.
Data: 13 a 16 de junho de 2012
Público: Famílias agricultoras da região Centro-Oeste, estudantes, professores, técnicos agrícolas e demais interessados.
Mais informações: www.agro.ufg.br/agrocentro

Redes sociais:
Facebook: Agro-Centro-Oeste-Familiar
Twitter: @agrofamiliar
Fonte: Ascom UFG/ site Agro Centro-Oeste Familiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário