O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

terça-feira, 12 de junho de 2012

Agro Centro-Oeste oferece serviços à comunidade

   Estudantes de Nutrição e Medicina darão orientações sobre saúde e alimentação aos participantes da feira, que começa amanhã (13/6) e vai até sábado (16/6)
   A programação da Agro Centro-Oeste Familiar está bastante diversificada. Haverá feira livre e exposição permanente funcionando a partir de amanhã, quarta-feira, das 14h às 19h30, e nos dias 14, 15 e 16 de junho, das 8h30 às 19h30. Toda a comunidade está convidada para conhecer o universo da agricultura familiar, que apresentará o trabalho de 22 cooperativas e de 13 assentamentos da reforma agrária, além de iniciativas de movimentos sociais e da indústria de maquinários.

   O evento também terá espaço para debates, trocas de saberes e negociações, que se darão por meio de um Dia de Campo, de seminários e cursos. Além disso, os visitantes poderão acompanhar uma vasta programação cultural, com apresentações de música, dança, circo e cinema (confira detalhes em www.agro.ufg.br/agrocentro). E paralelamente a todas essas atividades, a UFG oferecerá serviços gratuitos relacionados à saúde, à alimentação e ao bem estar dos indivíduos.
   Estudantes do curso de Nutrição da UFG realizarão atividades de avaliação antropométrica (pesar e medir), cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e orientações nutricionais para pessoas com excesso de peso, magreza ou que queiram saber mais sobre alimentação saudável. As atividades serão guiadas pelo "Guia Alimentar para a PopulaçãoBrasileira Promovendo a Alimentação Saudável", documento do Ministério da Saúde. Conforme esse guia, uma alimentação saudável começa quando as pessoas têm acesso a alimentos da cultura local, ou seja, alimentos da agricultura familiar. Esse é o sentido da atividade nutricional na Agro Centro-Oeste Familiar.
   A Liga da Mama, composta por estudantes da Faculdade de Medicina, também participa da Agro Centro-Oeste Familiar. A atuação do grupo se dará em duas vertentes: a primeira, educativa e destinada ao público geral, e a segunda, preventiva e reservada às mulheres expositoras do evento.
   A atividade educativa da Liga da Mama é baseada em uma campanha nacional e apresentará à comunidade programas de computador que determinam riscos de desenvolvimento de câncer. Os estudantes também esclarecerão dúvidas e distribuirão cartilhas contendo orientações básicas de prevenção. Já a segunda etapa do trabalho da Liga da Mama fará exames de mamografia e prestará atendimento médico às agricultoras.
   Abertura – A Agro Centro-Oeste Familiar acontece no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal do Câmpus Samambaia (câmpus 2) da UFG, localizado na região norte de Goiânia, ao lado do Conjunto Itatiaia. A abertura oficial da feira dos agricultores será nesta quarta-feira, às 14h, com uma mesa-redonda presidida pelo reitor da UFG Edward Madureira Brasil. Antes, porém, a partir das 13h, os visitantes poderão apreciar a música da Orquestra dos Violeiros de Nazário.
   Serviço: Orientações sobre saúde e alimentação na Agro Centro-Oeste Familiar
   - Avaliação antropométrica
   - Cálculos do Índice de Massa Corporal (IMC)
   - Orientações nutricionais
   - Esclarecimento de dúvidas sobre câncer de mama
   - Verificação de riscos de câncer
   - Mamografia e assistência médica para mulheres agricultoras e expositoras da feira.
   Data e hora: Dia 13 de junho, das 14h às 19h30. Dias 14, 15 e 16 de junho, das 8h30 às 19h30.
   Local: Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal do Câmpus Samambaia (câmpus 2) da UFG. Região norte de Goiânia, ao lado do Conjunto Itatiaia.
   Agro Centro-Oeste na rede: www.agro.ufg.br/agrocentro
   Facebook: Agro-Centro-Oeste-Familiar
   Twitter: @agrofamiliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário