O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

sábado, 22 de dezembro de 2012

Recesso equipe CECANE UFG/ Centro-Oeste

      Comunicamos que a equipe CECANE UFG/ Centro-Oeste entrará de recesso no dia 21 de dezembro de 2012 as atividades serão retomadas no dia 7 de janeiro de 2013.
      Desejamos a todos um execelente final de ano e agradecemos a parceria e contribuição em todo o trabalho realizado em 2012.

   

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Resultado do Termo de Referência para seleção de auxiliares de pesquisa e/ou extensão

      Conforme previsto, a divulgação é realizada por meio de lista com os nomes e a informação “selecionado com bolsa”, “selecionado voluntário” ou “não selecionado”. Não serão divulgadas as notas totais ou obtidas em cada etapa. Quem desejar poderá procurar a equipe do CECANE UFG no dia 21/12, entre 10:00 – 11:30, na sala 5, na Faculdade de Nutrição da UFG (Rua 227, qd 68, Setor Leste Universitário, Goiânia-Goiás).
       A definição se a pessoa foi selecionada ou não, foi realizada de acordo com:
a) A nota obtida na análise do currículo lattes, do histórico escolar e da entrevista e de acordo com a contribuição de cada uma desta para a nota final.
b) Número de vagas definido no documento “Termo de Referência para seleção de auxiliares de pesquisa e/ou extensão do projeto CECANE UFG/REGIÃO CENTRO-OESTE”.
       Confira aqui o resultado.

      

Goiânia, 20 de dezembro de 2012
Coordenação do CECANE UFG/ Centro-Oeste




quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

ATENÇÃO: Retificação da lista de selecionados do Termo de Referência para Profissionais

      Comunicamos a retificação do resultado do Termo de Referência para composição de profissionais da equipe do CECANE UFG/ Centro-Oeste com relação a Vaga 5, referente ao Projeto: Ações de educação Alimentar e Nutricional em Municípios Brasileiros.
       Confira aqui a lista dos selecionados, com as correções.

       Atenciosamente,
      Coordenação CECANE UFG/ Centro-oeste

Resultado do Termo de Referência para composição da equipe do CECANE UFG/ Centro-Oeste


Conforme previsto, a divulgação é realizada por meio de lista com os nomes e a informação “selecionado” ou “não selecionado”. Não serão divulgadas as notas totais ou obtidas em cada etapa. Quem desejar poderá procurar a equipe do CECANE UFG no dia 20/12, entre 10:00 – 11:30, na sala 5, na Faculdade de Nutrição da UFG (Rua 227, qd 68, Setor Leste Universitário, Goiânia-Goiás).
            A definição se a pessoa foi selecionada ou não, foi realizada de acordo com:
A nota obtida na avaliação escrita, currículo lattes e entrevista e de acordo com a contribuição de cada uma desta para a nota final.
b   - Número de vagas definido no documento “Termo de Referência para Composição da Equipe do CECANE UFG/REGIÃO CENTRO-OESTE”.
                 Observação:
 - As declarações entregues durante a entrevista estão disponíveis para recolhimento na sala 5, da Faculdade de Nutrição da UFG, entre os horários 08:00 – 12:00 e 14:00 - 17:00. Informamos que entre os dias 22.12.2012 e 07.01.2013 estaremos em recesso acadêmico e não haverá atendimento.
                Confira aqui a lista dos selecionados.

 Goiânia, 19 de dezembro de 2012
Coordenação do CECANE UFG/ Centro-Oeste

Aviso importante: processo seletivo para estudantes

     Comunicamos aos estudantes inscritos no processo seletivo para atuarem como auxiliares de pesquisa no CECANE UFG/ Centro-Oeste, que a etapa referente a entrevista acontecerá no hoje (dia 19 de dezembro de 2012), a partir das 17h nas salas 1 e 2 do prédio novo da FANUT, "Frutos do cerrado". 
     Para mais informações: (62) 3209-6270 ramal 206.

     Atenciosamente,
     Equipe CECANE UFG/ Centro-Oeste
   

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Horários de entrevista processo de seleção de profissionais CECANE UFG/ Centro-Oeste 2013

     Participantes do processo de seleção para profissionais membros da equipe CECANE UFG/ Centro-Oeste, a etapa da entrevista ocorrerá no período da tarde do dia 18 de dezembro de 2012. Os candidatos deverão chegar ao local com 15 minutos de antecendência do horário indicado. Os profissionais que tiverem encerrado suas atividades acadêmicas relacionadas a graduação, deverão trazer no ato da entrevista o documento emitido pela coordenação da faculdade declarando a conclusão do curso e previsão para de data para a colocação de grau.
      Confira aqui o horário da entrevista e local.

      Atenciosamente,
      Equipe CECANE UFG/ Centro-Oeste

Informações do processo de seleção para profissionais

      A etapa de realização do estudo de caso para profissionais, inscritos no processo de seleção do CECANE UFG/ Centro-Oeste, acontecerá  no dia 18 de dezembro de 2012 no novo prédio da FANUT - "Frutos do cerrado", sala 1, localizada no segundo andar. A atividade será iniciada as 8:30h (horário de Brasília), com duração de 2h. Após fechada a porta da sala não será permitida a entrada de participantes.
     Fique atento(a)!

     Atenciosamente,
     Equipe do CECANE UFG/ Centro-Oeste

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Atenção: Retificação do termo de referência

      Foi realizada uma retificação no termo de referência para seleção de profissionais interessados em compor a equipe do CECANE UFG/ Centro-Oeste.
      
      Confira aqui a mudança realizada.

      Atenciosamente,
      Equipe CECANE UFG/ Centro-Oeste

Inscrições abertas: Seleção de estudantes de nutrição

      O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal de Goiás, Região Centro-Oeste (CECANE UFG/ Centro-Oeste), informa que está aberto o processo seletivo simplificado para estudantes do curso de nutrição para atuar como auxiliares de pesquisa e/ou extensão bolsistas e voluntários.
      O período de inscrição acontecerá do dia 9 de dezembro de 2012 ao dia 18 de dezembro de 2012, nos seguintes horários: 07:30h-12:00h e 14:00h - 17:00h. Não haverá atendimento aos sábados e domingos. Para realizar a inscrição o estudante interessado deverá comparecer pessoalmente na sede do CECANE UFG/ Centro-Oeste.
     
      Etapas da seleção:
  • Análise do currículo
  • Análise do histórico escolar/ extrato de notas da graduação em Nutrição
  • Entrevista
      Datas do processo seletivo:

     Confira aqui o termo de referência do processo de seleção

     Para mais informações: (62) 3209-6270 ramal 206 falar com Luciana

     Atenciosamente,
     Equipe CECANE UFG/ Centro-Oeste

Inscrições abertas: Seleção de membros da equipe

      O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da universidade Federal de Goiás, Região Centro-Oeste (CECANE UFG/ Centro-Oeste) informa que estão abertas as inscrições para a seleção de membros da equipe. O processo de que se trata esse termo de referência será conduzido conforme a descrição abaico e conta com vagas para bolsistas e contrato por tempo determinado com carteira assinada (CLT).
      O período de inscrição será do dia 9 de dezembro de 2012 as 00h (horário de Brasília-DF) do dia 16 de dezembro de 2012. As fichas de inscrições, disponibilizada no termo de referência abaixo, deverão ser preenchidas (pode ser digitada) e encaminhadas juntamente com o currículo lattes para o email: eventoscecaneufg@gmail.com.
     
            Etapas da seleção:
  • Análise de currículo
  • Avaliação escrita
  • Entrevista
Datas do processo de seleção:
ETAPAS
DATAS/ HORÁRIO/ LOCAL
Inscrição e envio dos currículos
09/dezembro/2012 às 00h (horário de Brasília-DF) de 16/dezembro/2012
Análise dos currículos
17/dezembro/2012
Atividade interna da coordenação
Avaliação escrita (estudo de caso)
18/dezembro/2012
9h, na Faculdade de Nutrição da UFG. Sala será divulgada por meio de cartaz fixado no mural do CECANE-UFG na FANUT-UFG.
O (a) candidato (a) deve chegar com 30 minutos de antecedência, ou seja, as 08:30h.
Divulgação dos horários, escalas e local das entrevistas individuais
A partir das 11h, do dia 18/dezembro/ 2012
Local: cartaz fixado no mural do CECANE-UFG na FANUT-UFG.
Entrevista
18/dezembro/2012
A partir das 15h, na Faculdade de Nutrição da UFG.
Resultado final
19/dezembro/2012
A partir das 17h:
No mural do CECANE-UFG na FANUT-UFG
Curso introdutório sobre as ações do CECANE
08/janeiro/2013 e 09/janeiro/2013
Local: Faculdade de Nutrição da UFG
Observação: programação e conteúdo serão apresentados aos selecionados com antecedência por e-mail.

     
      Podem participar do processo seletivo pessoas que no período de início das atividades (vide a descrição de cada vaga) estiverem encerrado todas as atividades acadêmicas referentes a obtenção do certificado de conclusão do curso. Neste caso será necessário apresentar no ato da entrevista documento da coordenação de curso da Faculdade ou Universidade informando a data prevista para a colação de grau. O início da atuação na equipe do CECANE-UFG será vinculada a comprovação de solicitação de registro profissional. 

       Confira o termo de referência: Baixar PDF

     Para mais informações: (62) 3209-6270 ramal 206 falar com a Géssica.

     Atenciosamente,
     Equipe CECANE UFG/ Centro-Oeste

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Combate aos agrotóxicos, uma questão de política


Cléber Folgado


Durante a Agro Centro-Oeste familiar, realizada em junho na UFG, o coordenador executivo da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, Cléber Folgado, destacou os desafios de se travarem debates críticos a respeito do tema
Patrícia da Veiga

Cerca de 30% da hortifruticultura consumida em Goiás está contaminada por resíduos de agrotóxicos, apresentando teores abusivos de produtos que, ou não são considerados apropriados para os alimentos, ou sequer são reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país, esse porcentual passa de 70%. Isso é o que indica o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), que, desde 2001, avalia o quanto a população tem sido afetada pela aplicação de veneno nas lavouras (veja o último relatório, com data de 2010, em portal.anvisa.gov.br). A questão é de saúde pública e também política, defende Cléber Folgado, coordenador executivo da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida (www.contraosagrotoxicos.org). Segundo ele, os riscos que os agrotóxicos oferecem à saúde e ao meio ambiente são eminentes e devem ser analisados como consequências do modelo de agricultura vigente no país. “É preciso denunciar o agronegócio e anunciar a agroecologia”, defende. Grosso modo, poder-se-ia dizer que a agroecologia sugere produzir alimentos em bases sustentáveis, valorizando os saberes locais e sem (ou com o mínimo de) interferências industriais em seu processo. Atualmente, os movimentos sociais do campo vêm falando menos diretamente em reforma agrária e com mais veemência em agroecologia, como se aquela fosse uma consequência dessa. Cléber esteve em Goiânia no mês de junho, durante a Agro Centro-Oeste Familiar, lançando oficialmente as atividades da campanha no estado, e falou com o Jornal UFG sobre os desafios de se travarem debates críticos a respeito do tema. Confira.

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida lança carta à sociedade

Integrantes da comunidade universitária participaram da redação do documento, feita durante seminário na Faculdade de Educação 
Patrícia da Veiga

      Objetivos em comum entre a comunidade universitária e os movimentos sociais do campo tornaram a UFG sede do 2° Seminário Estadual da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, realizado na quinta-feira, 29/11, na Faculdade de Educação (FE). De um lado, professores e estudantes da Faculdade de Nutrição (FANUT) e da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos (EA) desejavam ampliar o debate sobre o modelo de produção de alimentos. Por outro lado, a Via Campesina, à frente do comitê estadual da campanha, necessitava organizar um encontro para reforçar parcerias e chamar a atenção da sociedade para o fato de que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo – o que acarreta risco à população, que ingere cerca de 5,2 litros de veneno por ano. O resultado desse encontro foi, além de um dia de diálogo intenso, a redação de uma carta política à sociedade.

MDS e parceiros lançam Marco de Referência em Educação Alimentar e Nutricional


Documento orienta a elaboração e o aprimoramento de políticas públicas voltadas à melhoria dos hábitos alimentares da população
Gilmar Felix/MDS
Foto do lançamento do Marco de Referência. Clique na Imagem para Ampliar
Marco de Referência vai evoluir políticas de educação alimentar
Brasília – Gestores e profissionais de assistência social, saúde e educação que lidam cotidianamente com os desafios da educação alimentar e nutricional no Brasil contam, a partir de agora, com um documento oficial para nortear as políticas públicas sobre o tema. Nesta sexta-feira (30), os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Saúde e Educação lançaram o Marco de Referência em Educação Nutricional e Alimentar.
      Construído a partir de discussões entre representantes dos três ministérios, de universidades e da sociedade civil, o documento consolida conceitos e práticas de educação alimentar e permite um olhar multidisciplinar sobre as políticas que promovem o direito à alimentação adequada, previsto na Constituição Federal e em vários documentos e tratados internacionais. “Essa é uma novidade e uma conquista muito importante, pois dá visibilidade à discussão sobre os hábitos alimentares da nossa população, além de contribuir para qualificar os debates e práticas em diferentes setores envolvidos”, avalia a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Maya Takagi.

Agrotóxicos: dúvidas, evidências e desafios

O Instituto Nacional de Câncer abre suas portas para discutir grave problema de saúde pública: a relação entre agroquímicos e carcinogênese.

Falar mal de agrotóxicos soa um tanto clichê. Mas, se você acha que isso é coisa de natureba, bicho-grilo ou eco-chato, talvez seja hora de rever sua posição.
Afinal, não foram apenas ambientalistas impertinentes os que declararam guerra ao uso indiscriminado – e por vezes irresponsável – de agroquímicos em nossas lavouras. Instituições públicas de peso, a exemplo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), já afinaram os seus discursos para dizer à sociedade que agrotóxicos são, de fato, uma ameaça real ao equilíbrio dos ecossistemas e, principalmente, à saúde humana.
Eis que uma nova voz soma-se ao coro dos ‘insatisfeitos’. Dessa vez, foi o Instituto Nacional de Câncer (Inca) que, além de aderir à ‘Campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida’, abriu suas portas para o 1º Seminário Agrotóxicos e Câncer, realizado no Rio de Janeiro nos dias 7 e 8 de novembro.
CH On-line esteve por lá e registrou na vídeo-reportagem abaixo alguns momentos e reflexões do encontro. O vídeo dá sequência à reportagem de capa publicada na Ciência Hoje em setembro passado, que trouxe à baila a generosidade do mercado brasileiro em relação a produtos tóxicos já banidos em diversos países.