O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Cecane tem participação efetiva da Agro Centro-Oeste Familiar 2012


Júlia Peres - Cecane UFG/Centro-Oeste

   Entre os dias 13 a 16 de junho foi realizada, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Goiás, a Agro Centro- Oeste Familiar 2012. O evento foi marcado pela presença de cooperativas e associações de agricultores familiares, organizações representativas da agricultura familiar, estudantes, professores e parceiros como o Cecane.
   O segundo dia (14) foi marcado pelo início dos seminários com temas-chave sobre o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado de Goiás. Na sala 4 do Centro de Cultura e Eventos, aconteceu o seminário Agroindústria Familiar: Garantia de qualidade dos alimentos. Os temas em discussão foram mediados por Iva Ana Resende, membro da cooperativa APROBOM Nazário. O objetivo era a aproximação dos órgãos de fiscalização sanitária com os empreendimentos da agricultura familiar. Três cooperativas expuseram suas realidades de trabalho, falando sobre a importância das parcerias como as obtidas por meio do Cecane e pelo Sebrae. As agricultoras enfatizaram a relevância da legitimação diante de órgãos fiscalizadores. Participaram também representantes do Incra, da Agro Defesa, do MDA, da Vigilância Sanitária e do MAPA.


terça-feira, 12 de junho de 2012

Agro Centro-Oeste oferece serviços à comunidade

   Estudantes de Nutrição e Medicina darão orientações sobre saúde e alimentação aos participantes da feira, que começa amanhã (13/6) e vai até sábado (16/6)
   A programação da Agro Centro-Oeste Familiar está bastante diversificada. Haverá feira livre e exposição permanente funcionando a partir de amanhã, quarta-feira, das 14h às 19h30, e nos dias 14, 15 e 16 de junho, das 8h30 às 19h30. Toda a comunidade está convidada para conhecer o universo da agricultura familiar, que apresentará o trabalho de 22 cooperativas e de 13 assentamentos da reforma agrária, além de iniciativas de movimentos sociais e da indústria de maquinários.

segunda-feira, 11 de junho de 2012


Agro Centro-Oeste Familiar terá atrações culturais que 
valorizam a cultura popular

Durante a Agro Centro-Oeste Familiar que será realizada de 13 a 16 de junho de 2012, no centro de eventos da UFG, no Câmpus Samambaia, em Goiânia, a cultura terá seu espaço garantido.
A programação cultural foi pensada objetivando valorizar as expressões que nos remetam as origens da vida no campo e valorização dos talentos de Goiás.
Durante toda a Feira serão realizadas apresentações culturais em dois horários: às 13:00 e 18:00. Para abrir o evento será realizada uma apresentação da Orquestra de Violeiros de Nazário. No período da noite será a vez da de Congada da Irmandade 13 de Maio. Manifestação cultural e religiosa de influência africana inspirada no cortejo aos reis magos. É uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado que recebe o nome de terno. Os instrumentos musicais utilizados são a cuica, a caixa, o pandeiro, reco-reco,  cavaquinho, tarol, o tamborim,a sanfona ou acordeon. 

O olhar do cinema sob a realidade da agricultura familiar


   Como parte da programação cultural da Agro Centro-Oeste familiar será realizada uma atividade voltada especialmente para os agricultores e agricultoras familiares do evento: A agricultura familiar no cinema.
   No dia 13 de junho, às 19:30, no Cine UFG, no câmpus 2, serão exibidos filmes com a temática voltada para a vida e o modo de ser e ver o mundo rural. Os filmes que serão exibidos têm sua temática centrada nas questões da terra.
   O documentário Mulheres da Terra, de Márcia Paraíso, produzido pela Plural Filmes, aborda a temática do trabalho de camponesas de Santa Catarina com a preservação das sementes crioulas. Para Márcia “é exatamente a partir deste ponto que elas se lançam num desafio: trabalhar para que as sementes “crioulas” sejam preservadas. Elas respeitam as sementes crioulas como patrimônio da humanidade, por isso entendem que preservá-las é sentir também a energia de uma história guardada há milênios por agricultores familiares, quilombolas e indígenas”, enfatiza.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Agricultores familiares exibem seu potencial na Agro Centro-Oeste

Feira livre e seminários, entre outras atividades, fazem parte da programação. A abertura acontece no dia 13/6, às 13h, com a Orquestra de Violeiros de Nazário

   A agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira. Isso quer dizer que boa parte da qualidade e da diversidade dos produtos que chegam à nossa mesa é resultado do trabalho e da resistência dos pequenos produtores. É por isso que a Agro Centro-Oeste, tradicional feira da região, em 2012, é “Familiar”. O evento é uma iniciativa da Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com cooperativas de agricultores, sindicatos rurais, movimentos sociais, instituições públicas e demais entidades que promovem o desenvolvimento agrário da região.


Cursos gratuitos na programação da Agro Centro-Oeste Familiar

   Durante a feira, que será realizada entre 13 e 16 de junho na UFG, agricultores familiares, estudantes e demais interessados poderão compartilhar e aprimorar conhecimentos em cursos teóricos e práticos
   Com o objetivo de fomentar a circulação de informação entre os visitantes da Agro Centro-Oeste Familiar, a programação da feira contará com cursos teóricos e práticos, que serão realizados de 14 a 16 de junho, no período matutino. Os cursos serão ministrados por professores da UFG e também por representantes das organizações parceiras. Voltados a agricultores familiares, estudantes, profissionais e demais interessados, os cursos abrangem temas como Comércio de Orgânicos, Recuperação de Pastagens, Controle Biológico, Interpretação de Análise de Solos, Empreendedorismo Rural, entre outros (confira a lista completa logo abaixo e também no site do evento).