O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Pesquisa sobre comunidades Quilombola chega a Silvânia

   A equipe do Cecane/UFG Centro-Oeste esteve no município de Silvânia, interior de Goiás, dando continuidade a aplicação da pesquisa “Alimentação, saúde e qualidade de vida de escolares quilombolas.”



   Entre os dias 20 e 21 de março as pesquisadoras estiveram na Comunidade Quilombo Almeida, localizada na zona rural de Silvânia. A aplicação da pesquisa iniciou-se por uma escola municipal e prosseguiu nas casas dos integrantes da comunidade. O objetivo é identificar as formas de execução do PNAE Quilombola nos municípios de Goiás ouvindo os vários atores sociais envolvidos no processo.
   O apoio das lideranças das comunidades Quilombolas é sempre um fator primordial para a execução do trabalho da equipe do Cecane. Em Silvânia os lideres locais: Laura Almeida e Sebastião Moreira acompanharam todo o processo auxiliando o encaminhado do trabalho.
   Para reforçar os conceitos e esclarecer as dúvidas sobre PNAE e PAA foi realizada uma reunião com a Comunidade Quilombo Almeida. A importância da atuação do Conselho de Alimentação Escolar, CAE, como componente no controle social do programa também foi abordada na reunião.
   Para finalizar a coleta de dados, foi realizada uma visita a Secretaria de Educação da cidade quando foram entrevistados os gestores responsáveis pela execução do PNAE no município.
   Entre os ganhos já obtidos pela execução da pesquisa nos municípios é possível observar a importância da participação das lideranças e comunidades, observados por meio do envolvimento nas ações empreendidas pela equipe do Cecane/UFG. Além disso, a troca de experiência entre o saber popular e o técnico tem sido espaço de aprendizado para a equipe.

Um comentário:

  1. Fico feliz porque aos poucos o progresso está chegando graças ao grande esforço da Laura e Sebastião e As pessoas que os ajudam

    ResponderExcluir