O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Agricultores familiares trocam experiências

em encontro em Goiânia



   Cerca de 25 agricultores familiares que participarão da Agro Centro-Oeste Familiar, que será realizada de 13 a 16 de junho, na UFG, estiveram reunidos no último dia 17 de abril para um espaço de diálogo sobre a regularização sanitária dos produtos da agricultura familiar.
   O tema do encontro foi pautado pelos próprios agricultores familiares que solicitaram obter mais informações a respeito da regularização sanitária dos produtos que serão expostos na Agro Centro-Oeste. A comissão organizadora da feira, por meio da equipe do Cecane UFG/Centro-Oeste e professores da Faculdade de Nutrição, Escola de Agronomia e Engenharia de alimentos da UFG, articulou um encontro com membros da Vigilância Sanitária do Estado de Goiás e do município de Goiânia. O encontro foi realizado na Escola de Agronomia da UFG.


  
No período matutino os agricultores familiares, que vieram de vários municípios de Goiás, trocaram experiências e apresentaram suas principais dificuldades enfrentadas no dia a dia de trabalho e produção no meio rural, e os desafios de constituir as agroindústrias.
   As cooperativas e associações de agricultores familiares que já conseguiram obter a inspeção sanitária dos produtos ou que iniciaram o processo apresentaram seus resultados de sucesso, bem como seus produtos. A troca de experiências foi proveitosa para o grupo. Há várias cooperativas que já estão constituídas e com a produção autorizada a comercializar nos mercados formais.
   Veruska Prado, gestora do Cecane UFG/Centro-Oeste ressaltou a importância do encontro como um caminho do diálogo e troca de experiências entre os agricultores familiares. Aquelas cooperativas e associações que ainda não estão com todos os processos regularizados aproveitaram a oportunidade para aprender com as experiências dos que já trilharam este caminho.
   Para Aurora Geralda, produtora da cooperativa de Uruana, Cooper Uruana, o encontro foi muito importante, pois abriu mais perspectivas e conhecimentos. “Continuo sonhando com nossa agroindústria, e agora sei os caminhos que devemos percorrer para a regularização e garantia da qualidade dos produtos que vamos fabricar”, complementa.
   No período da tarde os agricultores tiveram uma conversa com Márcia Regina Dias, coordenadora de fiscalização de alimentos da Superintendência de Vigilância Sanitária em Saúde de Goiás. Ela abordou as principais exigências para a liberação de alvará sanitário e a obtenção dos selos de produtos para comercialização.
   A coordenadora abordou os vários aspectos solicitados pelos agricultores no esclarecimento de dúvidas quanto a elaboração da planta baixa dos empreendimentos, o que são os selos de garantia de qualidade dos produtos, bem como quais são os aspectos e os produtos que são fiscalizados pela Vigilância Sanitária.
   Os agricultores familiares aproveitaram o encontro para tirar dúvidas, conhecer novas experiências e se preparar para a Agro Centro-Oeste.

Trajetória
   A Agro Centro-Oeste é promovida desde 2000 pela Escola de Agronomia da UFG e instituições parceiras. Inicialmente registrado como um projeto de extensão, o evento apresentou-se como uma oportunidade para a difusão de conhecimentos técnico-científicos e para a apresentação de empreendimentos tecnológicos, visando ao aperfeiçoamento da “agricultura moderna” em Goiás. Na ocasião, também foi objetivo da feira a tentativa de inserção do agricultor familiar na estrutura do agronegócio.
   A partir de 2005, os organizadores do evento dirigiram sua atenção para a agricultura familiar, estabelecendo como prioridade a formação, a orientação técnica e a tentativa de impulsionar a produção organizada entre os pequenos produtores. A Agro Centro-Oeste seguiu anualmente até 2008. Em 2012, o evento será retomado com uma adjetivação que reforça tanto o êxito da feira em suas edições anteriores quanto o compromisso da UFG com um grupo que é amplo, tem potencial produtivo, mas que necessita de espaços de afirmação e diálogo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário