O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

sexta-feira, 20 de maio de 2011

COMUNICADO URGENTE

Comunicamos que por causa do feriado municipal da Padroeira de Goiânia a Universidade Federal de Goiás e o CECANE-UFG estarão de recesso nos dias 23 e 24 de maio de 2011(segunda e terça feira) e retornaremos as nossas atividades normais na quarta feira dia 25 de maio de 2011.

Obrigada pela atenção

Equipe CECANE-UFG

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Entrevista com a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (AGRODEFESA)

Publicamos hoje a última entrevista sobre Inspeção Sanitária realizada pela equipe do CECANE-UFG, para o Boletim Informativo Especial nº01 ( boletim online).  
Sr. Euripedes Divino Amorim

Gerência de Inspeção e Fiscalização - Agência Goiana de Defesa Agropecuária (AGRODEFESA)

e-mail: geinf@agrodefesa.go.gov.br



A AGRODEFESA tem o objetivo de "Promover a sanidade animal e vegetal no Estado, objetivando a proteção da saúde da população, a preservação do meio ambiente, e o acesso dos produtos agropecuários de Goiás aos mercados consumidores”, e é responsável por fiscalizar as indústrias que produzem alimentos de origem animal.

Na entrevista fornecida para o CECANE-UFG o Sr. Euripedes falou um pouco sobre a implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI) no Estado de Goiás, e informou que já foi feito o pedido de no Estado desde 2006 pelo Decreto 5.741 de 2006. Porém são necessárias algumas exigências para o Estado ser habilitado e estas ainda estão sendo cumpridas.

Sobre o processo de regulamentação da indústria na AGRODEFESA, o Sr. Euripedes disse que é um processo longo e caro, por isso é importante o produtor estar bem organizado. O processo é iniciado com a escolha do terreno, o que é um aspecto muito importante, pois existem critérios a serem seguidos como, por exemplo, o local que não pode ser próximo de certos tipos de indústrias como de couro.

É necessário fazer a planta baixa do estabelecimento e esta deve ser avaliada pela Agência antes de ser aprovada.

É necessária a contratação de responsáveis técnicos pela obra como Engenheiro civil e Arquiteto e um  responsável pela indústria como um Veterinário.

Para maiores informações, o site da AGRODEFESA ou procure o escritório da AGRODEFESA de seu município (consulte a lista da unidades administrativas locais e regionais)

Gostaríamos de agradecer ao Sr. Eurípedes pela disponibilidade com a Equipe do CECANE-UFG, Obrigada!

Equipe CECANE-UFG
 


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Entrevista com o Gestor do Sistema Brasileiro de Inspeção no Estado de Goiás

Publicamos hoje a segunda das três entrevistas sobre Inspeção Sanitária realizadas pela equipe do CECANE-UFG, para o Boletim Informativo Especial nº01 ( boletim online). 

Sr. Sérgio Antônio Novato Neto 
Fiscal Federal Agropecuário – Gestor do Sistema Brasileiro de Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA) no Estado de Goiás






O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), novo Sistema de Inspeção Sanitária a ser implementado no país, foi regulamentado em 2006 e é coordenado pela União, com a participação de Estados e Municípios trabalhando de forma descentralizada e integrada. Os produtos inspecionados por qualquer instância do sistema Suasa poderão ser comercializados em todo o território nacional.

A adesão dos municípios ao Suasa pode ser de forma individual (um município solicita a adesão) ou coletiva (por meio de um consórcio entre municípios).

• Resoluções e cartilhas que orientam sobre o Suasa:
 http://comunidades.mda.gov.br/portal/saf/arquivos/view/suasa/Documento_Suasa_quarta2.pdf
Instrução Normativa 19

Como parte do Suasa, foi instituído o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA/Suasa), que é coordenado pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

• Saiba como aderir ao SISBI:

Normativa 19

Leis que regem o Suasa/SISBI:

Lei nº 8.171/1991 (Lei Agrícola), alterada pela Lei nº 9.712/1998, nos artigos 27, 28 e 29, que criou o Suasa.

Decreto nº 5.741/2006, que regulamentou o funcionamento do Suasa.

Circular do Mapa nº 52/2006, que padronizou os procedimentos para análise de processos de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA/ Suasa.

Sites que podem auxiliar sobre o Suasa:
http://www.agricultura.gov.br/ (MAPA)
http://portal.mda.gov.br/portal/saf/programas/suasa (Ministério do Desenvolvimento Agrário- MDA)


Agradecemos ao Sr. Sergio pelo carinho com a equipe CECANE-UFG. Contamos com a sua parceria sempre!



Equipe CECANE-UFG