Publicamos hoje a última entrevista sobre Inspeção Sanitária realizada pela equipe do CECANE-UFG, para o Boletim Informativo Especial nº01 ( boletim online).
Sr. Euripedes Divino Amorim
Gerência de Inspeção e Fiscalização - Agência Goiana de Defesa Agropecuária (AGRODEFESA)
e-mail: geinf@agrodefesa.go.gov.br
Gerência de Inspeção e Fiscalização - Agência Goiana de Defesa Agropecuária (AGRODEFESA)
e-mail: geinf@agrodefesa.go.gov.br
A AGRODEFESA tem o objetivo de "Promover a sanidade animal e vegetal no Estado, objetivando a proteção da saúde da população, a preservação do meio ambiente, e o acesso dos produtos agropecuários de Goiás aos mercados consumidores”, e é responsável por fiscalizar as indústrias que produzem alimentos de origem animal.
Na entrevista fornecida para o CECANE-UFG o Sr. Euripedes falou um pouco sobre a implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI) no Estado de Goiás, e informou que já foi feito o pedido de no Estado desde 2006 pelo Decreto 5.741 de 2006. Porém são necessárias algumas exigências para o Estado ser habilitado e estas ainda estão sendo cumpridas.
Sobre o processo de regulamentação da indústria na AGRODEFESA, o Sr. Euripedes disse que é um processo longo e caro, por isso é importante o produtor estar bem organizado. O processo é iniciado com a escolha do terreno, o que é um aspecto muito importante, pois existem critérios a serem seguidos como, por exemplo, o local que não pode ser próximo de certos tipos de indústrias como de couro.
É necessário fazer a planta baixa do estabelecimento e esta deve ser avaliada pela Agência antes de ser aprovada.
É necessária a contratação de responsáveis técnicos pela obra como Engenheiro civil e Arquiteto e um responsável pela indústria como um Veterinário.
Para maiores informações, o site da AGRODEFESA ou procure o escritório da AGRODEFESA de seu município (consulte a lista da unidades administrativas locais e regionais)
Gostaríamos de agradecer ao Sr. Eurípedes pela disponibilidade com a Equipe do CECANE-UFG, Obrigada!
Equipe CECANE-UFG
Nenhum comentário:
Postar um comentário