O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Aconteceu: CECANE junto a Comunidade Quilombola

      “(...) quero agradecer vocês todos pela forma que fomos tratados e dizer os parabéns pela organização que foi excelente (...)”.
e-mail encaminhado por uma das lideranças quilombolas presentes na oficina

      Aconteceu no dia 4 de fevereiro, na Faculdade de Nutrição-UFG, a oficina “Alimentação, Saúde e Qualidade de Vida de Escolares Quilombolas: construindo juntos”. A atividade teve como objetivo discutir o desenvolvimento do projeto de pesquisa “Alimentação, Saúde e Qualidade de Vida de Escolares Quilombolas de Goiás” e estruturar o cronograma de viagem para coleta de dados.
      Estiveram presentes representantes da Companhia Nacional de Abastecimento de Goiás (Conab-GO) e lideranças de comunidades quilombolas dos municípios de Aparecida de Goiânia (Associação Quilombola Jardim Cascata), Barro Alto (Fazenda Santo Antônio da Laguna e Associação Quilombola Antônio Borges), Cidade Ocidental (Mesquita), Cromínia (Comunidade Quilombola Nossa Senhora Aparecida), Minaçu (Quilombolas de Minaçu), Posse (Baco Pari), Silvânia (Almeida), Teresina de Goiás (Kalunga) e Uruaçu (João Borges Vieira).

      Foi apresentada a proposta de trabalho do CECANE-UFG/Centro-Oeste de conhecer a execução da alimentação escolar em comunidades quilombolas e por meio de trabalhos em grupos foi possível discutir e construir coletivamente o instrumento da pesquisa. Ficou acordado que as viagens para a coleta de dados iniciarão na primeira semana de março com término em junho deste ano. Cada município será visitado por, no mínimo, dois membros da equipe do CECANE-UFG/Centro-Oeste e um representante da Conab – GO, sendo que em cada comunidade haverá o contato direto com a liderança local, quem auxiliará a equipe em suas atividades em campo. Além da coleta de dados prevista para a pesquisa, será realizada em cada município uma reunião com os remanescentes de quilombos e demais atores do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para maior esclarecimento sobre este e outros programas (a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA) que podem contribuir para maior qualidade de vida da família e dos escolares.
     Os resultados da oficina ultrapassaram as expectativas da equipe organizadora, uma vez que houve o envolvimento e participação de todos os presentes, permitindo a troca do saber popular e técnico, fato este que enriqueceu o projeto e estreitou ainda mais a parceria entre a comunidade e CECANE.
     A equipe CECANE-UFG/Centro-Oeste agradece a todos os participantes da oficina e espera que esse seja o início de uma grande parceria de construção e trabalho!!!

Oficina: “Alimentação, Saúde e Qualidade de Vida de Escolares Quilombolas: construindo juntos”



Nenhum comentário:

Postar um comentário