Frutas, verduras e legumes sempre frescos no cardápio das escolas públicas. Para garantir este simples e saudável objetivo, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), promoveu seminário sobre aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar. O evento foi realizado nos dias 14 e 15 de abril, na capital paulistana, reunindo produtores rurais e gestores municipais de educação de 39 cidades da região metropolitana de São Paulo com o objetivo de debater as melhores práticas ao fornecimento de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar.
Entre as diversas atividades, os representantes de associações e cooperativas de produtores agrícolas preencheram um cadastro disponível no portal do MDA na Internet. A partir das informações constantes do cadastro, os gestores responsáveis pela compra da merenda nos municípios poderão ter uma ferramenta em tempo real para pesquisar, por exemplo, os produtos oferecidos e a abrangência de distribuição de cada fornecedor.
Por força da Lei 11.947/2009, a partir deste ano pelo menos R$ 600 milhões – que representam 30% dos recursos repassados pelo FNDE para a alimentação escolar em todo o país – terão de ser aplicados na compra de alimentos de agricultores familiares. Um dos objetivos da medida foi fortalecer as economias locais.
Fonte.: ASCOM/FNDE
Em breve serão realizados novos seminários em Goiânia, Campo Grande e Brasília. Acompanhe nosso blog para informações complementares.