O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. O CECANE UFG está desativado desde 2014, por falta de recursos financeiros para manter a ​equipe técnica e atividades. Caso você tenha necessidade de qualquer apoio ou assessoria na área da Alimentação Escolar, solicite a colaboração do órgão responsável - o FNDE Contatos FNDE: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar 0800-616161 cotan@fnde.gov.br

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Parceria CECANE UFG/RCO e Comunidades Quilombolas

      No próximo dia 04 de fevereiro, sábado, será realizada na Faculdade de Nutrição / Universidade Federal de Goiás a Oficina: “Alimentação, Saúde e Qualidade de Vida de Escolares Quilombolas: Construindo Juntos”. O evento contará com a presença de líderes de comunidades quilombolas, localizadas em municípios goianos e que são certificadas pela Fundação Cultural Palmares.
      Os representantes das comunidades participarão da discussão e construção do questionário que será utilizado no Projeto de pesquisa “Alimentação, Saúde e Qualidade de Vida de Escolares Quilombolas de Goiás”, que está sendo desenvolvido pelo CECANE-UFG/Centro-Oeste. Na oportunidade, será estruturado o cronograma para coletas de dados da pesquisa e também as datas para a discussão dos resultados encontrados na mesma. Esse será ainda um momento para reforçar a parceria entre as lideranças quilombolas e CECANE-UFG/Centro-Oeste, em prol da melhoria da alimentação escolar das crianças quilombolas.
   
       Em breve mais notícias!



sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Divulgando...

      O FNDE/MEC e o CET/UnB farão uma seleção pública de municípios que queiram participar do projeto "Educando com a Horta Escolar e Gastronomia - Formação de agentes para dinamização da Alimentação Escolar no Espaço Educativo a partir da gastronomia e sustentabilidade".
     
      Para mais informações CLIQUE AQUI
      (a fim de visualizar melhor a imagem faça o download e amplie)

      Não percam essa oportunidade!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Notícia: Fórum sobre o agrotóxico

      Iniciou-se a reunião do dia 19 de janeiro de 2012 com alguns informes e levantamentos do que foi possível realizar em termos de mobilização para a divulgação do fórum. Nessa perspectiva, meios de comunicação como televisão, rádio e internet estão sendo acionados para veicular informação sobre as atividades do fórum e notícias relacionadas ao uso indevido de agrotóxicos. Outro ponto discutido foi à necessidade de sensibilizar outras entidades ligadas, especialmente, aos agricultores familiares, a participar desse espaço. O grupo tem considerado de extrema importância a participação dos representantes dos agricultores familiares assim como dos mesmos, a fim de compreender pelos relatos a realidade e dificuldades na produção de alimentos.
      Como foco do trabalho sugeriu-se realizar o diagnóstico, identificar as pessoas com problemas de uso abusivo de agrotóxicos na produção, autuar esses agricultores e oferecer aqueles que estão produzindo de maneira correta uma certificação. Entende-se, ainda, a relevância de respaldar o trabalho desse fórum nas legislações vigentes, essa pesquisa será realizada e brevemente divulgaremos.

      Fiquem atentos para a realização das próximas reuniões e participem!

      Deixe nesse post seu comentário sobre o assunto.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CURSO DE FORMAÇÃO DE MONITORES - PARTICIPE!

      Dos dias 24 a 26 de janeiro de 2012 o CECANE UFG/Centro-Oeste promoverá o Curso de Formação de Monitores dos produtos "Assessoria aos municípios (Etapa 2)" e "Apoio, técnico, consultoria e acompanhamento da execução do PNAE nos municípios". Esse curso será gratuito, com emissão de certificado e aberto ao público interessado em ampliar o conhecimento com relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Confira a PROGRAMAÇÃO
Preencha sua INSCRIÇÃO e envie para cecane.goias@gmail.com
(Para baixar a ficha de inscrição clique em Arquivo - Fazer download como - Word)

Atenciosamente,
Equipe CECANE UFG/Centro-Oeste

ESTÁ ACONTECENDO EM ITABERAÍ/GO...

      O CECANE UFG/Centro-Oeste em parceria com o Grupo de Ensino, Pesquisa e Assistência a Agricultura Familiar (GEPAAF) da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás tem trabalhado junto aos agricultores(as) familiares do município de Itaberaí/GO na perspectiva da produção em aspectos técnicos, no que desrespeito ao GEPAAF, e a comercialização para o PNAE, cabendo essa parte ao CECANE UFG/Centro-Oeste. Já foram realizadas duas atividades, em diferentes assentamentos, visando à formação desses atores sociais no âmbito do PNAE, com enfoque na compra da agricultura familiar, utilizando como instrumento “10 Passos para a Compra da Agricultura Familiar” e sendo posteriormente levantado o que se tem produzido.
      Essas ações têm surtido efeitos, na última reunião realizada no dia 9 de janeiro de 2012 observou-se importantes avanços, no que ser refere à mobilização dos agricultores(as) e da prefeitura. A partir do levantamento, realizado anteriormente, da produção agroecológica de banana, mexerica e laranja, pelo assentamento Dom Fernando, a secretaria de educação já publicou a chamada pública para fornecimento desses alimentos da agricultura familiar nas escolas. Até o dia 11 de fevereiro espera-se concluir o processo de compra.
      Os resultados sintetizam a importância do trabalho do CECANE como articulador na execução do PNAE, além de afirmar a necessidade de parcerias nesse processo, como é o caso do trabalho com o GEPAAF.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Vem por aí!

      Com os resultados divulgados recentemente pelo Programa de Análise de Resíduo de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), gerenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), muito tem-se comentado na mídia sobre o uso abusivo de agrotóxicos na produção de alimentos, bem como o impacto desses no meio ambiente, na saúde do trabalhador rural e do consumidor. Assim, atentando para esses fatos aprovou-se na III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, ocorrida em Goiânia no mês de junho de 2011, a proposta de realização do Fórum sobre Agrotóxicos.
      O Fórum tem por objetivo discutir em âmbito municipal o uso de agrotóxicos, informando à população sobre opções para o consumo de produtos mais saudáveis. A primeira reunião de 2012 ocorrerá dia 19 de janeiro, venha e participe conosco.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Já ouviu falar sobre o Programa de Alimentação Mudial?

O PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO MUNDIAL (PAM)
     

      O PAM é a maior agência humanitária mundial, e ajuda pessoas pobres com carências alimentares em mais de 80 países do mundo. Esse programa é parte do sistema das Nações Unidas, sendo financiado por doações. Tem como parceiros as agências da Organização das Nações Unidas (ONU) de Alimentação e Agricultura (FAO) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), bem como de outros governos, a própria ONU e as ONGs parceiras.
      Nasceu em 1961, com previsão para entrar em funcionamento em 1963, como um programa experimental de três anos. No entanto, em setembro 1962 diante de um terremoto no Irão, seguido por um furacão na Tailândia e da situação na Argélia, que acabava de se tornar independente, tendo que alojar cinco milhões de retornados, o PAM se responsabilizou pela ajuda alimentar. Desde então, funciona ativamente perseguindo uma visão de mundo em que cada pessoa tenha acesso em todos os momentos, aos alimentos necessários para uma vida ativa e saudável, atendendo:
• As vítimas de desastres naturais ou causados pelo homem;
• Os 800 milhões de pobres e esfomeados do mundo cativos na desolação da pobreza e da má nutrição;
• Os habitantes desempregados dos bairros de lata, os agricultores sem terra que trabalham nas propriedades alheias, que são órfãos de pais com AIDS e dos doentes que necessitam de mais e melhores alimentos para sobreviverem.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Urgente!!!

      Precisa-se de nutricionista para atuar no produto “Apoio técnico, consultoria e acompanhamento da execução do PNAE nos municípios”

N° de vagas: 2
Remuneração: R$ 1875,00 (bolsa de pesquisa e extensão) + diárias
Locais de atuação: municípios dos estados de Goiás, Mato Grosso e/ou Mato Grosso do Sul. Sede do CECANE Centro-Oeste, Goiânia-Goiás.
Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Nutrição, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC ou declaração de conclusão de curso emitida por Instituição de Ensino Superior regulamentada pelo MEC. Registro no órgão de classe correspondente. Disponibilidade em atuar nos finais de semana, períodos noturnos e contraturnos quando necessário. Conhecimento em informática, principalmente pacote Office e acesso à internet. Disponibilidade para viajar durante 3 meses ininterruptos.
 
      Interessados, por favor enviem o curriculo lattes para o email: cecane.goias@gmail.com ou kenianutricionista@gmail. O prazo vai até o dia 05 de janeiro de 2012.
 
      Para mais informações entrar em contato pelos telefones: (62) 3209-6270 ramal 206 ou (62) 3209-6273
 
Atenciosamente,
Equipe CECANE UFG/Centro-Oeste

Participe da enquete

Vote e deixe seu comentário com sugestões para aprimorarmos ainda mais o blog.

Não deixe de participar!

Atenciosamente,
Equipe CECANE UFG/Centro-Oeste